19 de out. de 2016

A GM DO CABO DE SANTO AGOSTINHO PODE TRABALHAR PORTANDO ARMA DE FOGO




A Guarda Municipal do Cabo de Santo Agostinho recebeu da Polícia Federal (PF) a autorização para trabalhar portando arma de fogo. Com o alvará, o Cabo passa a ser a primeira cidade da Região Metropolitana do Recife (RMR) a conceder o porte de armas aos guardas municipais. A solenidade de posse aconteceu nesta quarta-feira (19/10), na sede da Superintendência Regional da PF, em Recife.
De acordo com o comandante da Guarda Municipal do Cabo, Ozias Carvalho, até o final de novembro 79 agentes estarão nas ruas contribuindo para a segurança da cidade utilizando o porte de armas durante o serviço, conforme a Lei Federal de 13.022 de 2014. “O objetivo é oferecer à população mais segurança através da guarda municipal, que agora se encontra ainda mais apta a proteger à sociedade”, disse.
Responsável pela autorização da posse à guarda do Cabo, o superintendente Regional da Polícia Federal, o delegado Marcelo Diniz, destacou a importância de manter com excelência o trabalho conquistado. “É fundamental que os guardas saibam da importância de seu papel institucional na sociedade e que o cumpram com responsabilidade. A Polícia Federal está à disposição para o que for necessário”, declarou.
“A partir de agora ampliamos as atribuições da Guarda Municipal, onde teremos a oportunidade de oferecer mais segurança à sociedade. Para isso, atuaremos em parceria com os demais órgãos de defesa. Agradecemos ao prefeito Vado a todo apoio promovido à guarda durante sua gestão”, enfatizou o secretário municipal de Defesa Social, Elenilson Ferreira. Além do Cabo, apenas a cidade de Petrolina tem o porte de arma autorizado pela guarda em Pernambuco.
Para obter a autorização da PF, os agentes passaram por um vasto processo de adequação desde a implementação da lei do município, em outubro do ano passado. Seguindo as etapas exigidas, os guardas passaram por avaliação psicológica e aulas teóricas e práticas com instrutores credenciados pela PF. Toda preparação nos cursos foram uma preocupação direta para que o órgão atue de forma positiva, tornando-se referência para outros municípios.
Além do aprimoramento e preparação de cada agente, a sede da Secretaria de Defesa Social do município também passou por mudanças. Atendendo aos pré-requisitos da Polícia Federal, foram construídas a armaria e a caixa de areia para guardar as armas e trocar munições. Durante o processo, o local foi vistoriado pelo delegado da Polícia Federal, Eduardo Figueiredo.
(Assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário