18 de set. de 2016

FRAUDE EM PESQUISA ELEITORAL


Com a proximidade das eleições, a curiosidade do eleitor por pesquisas de intenção de voto se aguça. Como ainda existem muitos eleitores que se deixam levar pelos números expostos nas mesmas, os candidatos que estão em desvantagem passam a correr em busca de Institutos.

Como tudo aqui no Brasil é passivo de fraude, existem aqueles Institutos que preferem servir a quem lhes paga bem, do que apresentar às pessoas o verdadeiro sentimento das ruas retratado em gráficos. Não é à toa que vários Institutos de Pesquisa têm seus nomes envolvidos em escândalos e processos judiciais, por manipularem os números ao bel prazer do contratante.

E, para que o plano dos criminosos tenha credibilidade, os Jornais e Blogs locais , de proprietários sem escrúpulos e venais, fazem  a divulgação. A fraude é descoberta após as eleições, quando os números apurados das urnas contradizem os das pesquisas.

Dois casos:

1 - Recentemente, o empresário Jailson Araújo Mangabeira, proprietário da Empresa Data Results Pesquisas localizada na Av Souza Filho, 553, Sala 114 Imperial Center, Centro, Petrolina, PE, em público pede desculpas à população de Santa Filomena-PE por manipulação de dados em Pesquisa Eleitoral realizada nos dias 01 e 02 de Agosto do corrente ano onde favoreceu o atual prefeito Pedro Gildevan.

A pesquisa está registrada no TRE-PE (Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco) sob o nº 04035/2016

Entenda o caso: 

A Empresa Data Results Pesquisas, possui uma Parceria com Ricardo Banana-Banana Promoções e Eventos e Gilberto Lopes, segundo Jailson os dois pegaram os formulários de entrevistas para realização de Pesquisa Eleitoral para Prefeito nas Eleições municipais de 2016 no Município de Santa Filomena-PE. 

Porém, o acordo da parceria é que os dados só podem ser divulgados após a conferência dos Formulários de entrevistados por Jailson Mangabeira que é o proprietário da Empresa Data Results Pesquisas, mas, isso não ocorreu e a mesma foi registrada fora dos parâmetros estatísticos de pesquisa, afirma Jailson. (Fonte: Blog Diário Popular , em 14 de agosto de 2016.)

2 - A Polícia Federal vai investigar quem são os autores de uma pesquisa fraudulenta de intenções de voto para prefeito de Rio Verde que circulou amplamente nas redes sociais esta semana.
A denúncia será formalizada pelo Instituto de Pesquisas Serpes, que teve o nome utilizado indevidamente na divulgação em grupos de Whatsapp e no Facebook. A falsa pesquisa – que mostrava o candidato Heuler Cruvinel (PSD) na frente das intenções de voto para prefeito – começou a ser compartilhada nas redes sociais na terça-feira (6). A postagem imitava o modelo gráfico do Jornal O Popular, e trazia Heuler na liderança tanto na espontânea quanto na estimulada.
A publicação foi replicada milhares de vezes por militantes de campanha até o dia seguinte. Depois de uma nota oficial do próprio Serpes denunciando a mentira, a maioria apagou as postagens de seus perfis no Facebook.
Não houve vazamento. Houve fraude”, explica Sebastião Hélcio, advogado do instituto de pesquisas. “Ela é tão infundada que mostrava índices de avaliação da gestão municipal, quando o levantamento era apenas de intenção de voto para prefeito.  ”A pesquisa real de intenção de votos para prefeito não chegou a ser divulgada. Ela ainda estava sendo finalizada quando a falsa pesquisa começou a ser disseminada indiscriminadamente na internet. (Fonte: Diário de Rio Verde , em 09 de setembro de 2016.)
Sendo assim, líderes partidários de vários estados do país propõem urgência para projeto que aumenta punição a institutos de pesquisa envolvidos em levantamentos fraudulentos (PL 96/11). O requerimento ainda depende do aval do Plenário (Req. 10732/14).
Assim como em 2010 e em 2012, as divergências entre os números das pesquisas eleitorais e os resultados das urnas neste primeiro turno motivam uma série de críticas na Câmara dos Deputados.
Entre os casos mais citados, estão o para presidente da República, em que o segundo colocado, senador Aécio Neves, obteve 33,5% dos votos válidos, enquanto os levantamentos de Ibope e Datafolha às vésperas da eleição indicavam-no com menos de 30%. A primeira colocada, presidente Dilma Rousseff, aparecia nas últimas pesquisas com índices entre 44% e 46%, sendo que, nas urnas, alcançou 41,6% dos votos válidos.
Na disputa para o governo da Bahia, as pesquisas apontavam como favorito o candidato Paulo Souto (DEM). No domingo, no entanto, os baianos elegeram Rui Costa (PT) em primeiro turno. 
No Rio Grande do Sul, às vésperas da votação, os institutos indicavam Tarso Genro (PT) à frente de Ana Amélia (PP) e José Ivo Sartori (PMDB), empatados, na corrida para o governo estadual. O resultado das urnas, contudo, levou Sartori ao segundo turno como o mais votado, seguido por Tarso Genro.
Mais alguns casos:







Nenhum comentário:

Postar um comentário