4 de mar. de 2016

Em nota, PSB diz que marcha ‘em definitivo’ para a oposição ao governo Dilma




Por Izabel Braga

BRASÍLIA - Após as ações da 24ª fase da Operação Lava-Jato, iniciada na manhã desta sexta-feira e que tem o ex-presidente Lula como um dos alvos de investigação, o PSB anunciou, em nota oficial, que marchará "em definitivo" para a oposição ao governo da presidente Dilma Rousseff. Assinada pelo presidente nacional da legenda, Carlos Siqueira, a nota justifica a decisão em razão do agravamento do quadro de "deterioração ética que foge à normalidade" evidenciados pelos acontecimentos dos últimos meses.

"O Partido Socialista Brasileiro tem se pautado pelo equilíbrio e pela determinação de defender as pautas do desenvolvimento nacional e dos interesses populares. Entretanto, os acontecimentos dos últimos meses evidenciam um quadro de deterioração ética que foge à normalidade e que leva o PSB a marchar em definitivo para a oposição a este governo, posicionamento que deverá ser convalidado pela Executiva Nacional", diz um trecho da nota.

De acordo com a nota, o funcionamento das instituições do Estado deve ser respeitado em uma democracia "de modo que ninguém possa ser sacralizado e, menos ainda, vitimado simplesmente por responder a acusações que pesem contra ele, independentemente do cargo que ocupa ou que ocupou. Em uma democracia madura, ninguém se surpreende com ações dessa natureza por órgãos de Estado.". Siqueira diz que o país passa por um momento desafiador a todas as forças políticas e especialmente para o PSB quer renovar a política e contribuir para a superação deste momento.


Confira a nota na íntegra:



“O Brasil convive nos últimos anos com uma das piores crises do período republicano, visto que se somam aspectos políticos, econômicos, federativos e, sobretudo, éticos.
Desde a sua eleição, o que vemos é que o governo da presidente Dilma Rousseff perdeu a credibilidade e a capacidade de governar, impondo graves consequências para o nosso povo, que desde então sofre com a recessão, a carestia, o desemprego – uma crise social que deve ser solucionada por um governo legítimo.

O Partido Socialista Brasileiro tem se pautado pelo equilíbrio e pela determinação de defender as pautas do desenvolvimento nacional e dos interesses populares.
Entretanto, os acontecimentos dos últimos meses evidenciam um quadro de deterioração ética que foge à normalidade e que leva o PSB a marchar em definitivo para a oposição a este governo, posicionamento que deverá ser convalidado pela Executiva Nacional.

O funcionamento das instituições de Estado – Poder Judiciário, Ministério Público e Polícia Federal – deve ser respeitado em uma democracia, de modo que ninguém possa ser sacralizado e, menos ainda, vitimado simplesmente por responder a acusações que pesem contra ele, independentemente do cargo que ocupa ou que ocupou. Em uma democracia madura, ninguém se surpreende com ações dessa natureza por órgãos de Estado.
Este é um momento extremamente desafiador para todas as forças políticas do país, mas especialmente para aquelas que como nós, socialistas, querem renovar a política e contribuir para a superação deste grave momento de nossa história.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário