28 de jun. de 2015

Eleições 2016: PSB deve enfrentar dificuldades em Paulista

                Clélio Tomaz/LeiaJáImagens/Arquivo
Do Portal LeiaJá
A preparação da conjuntura para as eleições municipais em 2016 deve movimentar o meio político a partir deste ano. Com pouco mais de um ano e três meses para a disputa, os partidos começam a se definir, inclusive, com as prioridades entre as cidades que devem pleitear o comando. Na Região Metropolitana do Recife, além de OlindaJaboatão dos Guararapes e a própria capital, a Prefeitura de Paulista está entre as mais cobiçadas. Sob a batuta do PSB desde 2009, com o ex-prefeito Yves Ribeiro, a maior incógnita entre é se o atual gestor, Júnior Matuto (PSB), terá fôlego para conquistar a reeleição local.
Sem a presença do padrinho político, o ex-governador Eduardo Campos (PSB), o desafio de Matuto será reunir forças palpáveis para o pleito. Indagado recentemente pelo Portal LeiaJá sobre o assunto, o socialista disse não estar pautado no momento pelas eleições, mas revelou que pretende, posteriormente, criar uma “aliança em prol de Paulista” para a majoritária liderada por ele. 
“Campanha só vamos fazer no ano de eleição e no período de eleição. Agora, política fazemos todos os dias e estamos num diálogo permanente com todos os partidos porque a nossa regra, a nossa meta é juntar”, adiantou. “Vamos juntar todos em prol de Paulista. Quem quiser o bem de Paulista que venha para o nosso lado e já tem muita gente apostando no nosso projeto”, revelou o prefeito.
Ao mesmo tempo em que Matuto organiza uma aliança da situação, os pré-candidatos oposicionistas se unem para “tirá-lo do poder”. O petebista Ricardo Cabral, mais conhecido como Nena Cabral, é um dos que lideram a articulação. “Estamos com Aldemir Cunha, Sérgio Leite e o empresário Edson Melo formando uma aliança forte contra Júnior Matuto. Em março de 2016 deveremos fazer uma pesquisa para ver qual dos nomes tem uma aceitação maior e vamos montar a chapa a partir daí”, adiantou. 
Ainda segundo ele, Paulista também “vem sofrendo com algumas faltas de acertos das gestões passadas”. “A atual administração está entre as três mais mal avaliadas de Pernambuco, perdendo apenas para Olinda e Moreno. Ele está com uma rejeição forte aqui, pois não foi bem ele que disputou, mas a influência de Eduardo Campos”, analisou Cabral.  
Apesar de comandar a articulação entre os pré-candidatos de oposição a Matuto, Cabral deverá, antes disso, passar pelo crivo do PTB em Paulista. Ele não é o único, entre os petebistas, a desejar o cargo. “O PTB tem dois vereadores valorosos, tem o Ramos (ex-deputado estadual) e vamos analisar no seu devido tempo. Temos esses nomes e condições de fazer alianças”, disse o presidente estadual da legenda, José Chaves. “O PTB está firme para as disputas do próximo ano e Paulista está no nosso radar”, acrescentou. 
Para confirmar a intenção de compor uma aliança maior entre a oposição, o Portal LeiaJá entrou em contato com o ex-deputado estadual Sérgio Leite (PT), Aldemir Cunha (PSL), o empresário Edson Melo e o ex-deputado estadual Severino Ramos (PTB), no entanto eles não atenderam as ligações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário