19 de mai. de 2015

Senado aprova o indicado de Dilma para vaga de Joaquim Barbosa




Do Último Segundo

O Senado aprovou, no início da noite desta nesta terça-feira (19), o nome de Luiz Edson Fachin para ocupar a vaga deixada por Joaquim Barbosa no Supremo Tribunal Federal (STF). O candidato foi o indicado pela presidente Dilma Rousseff para o cargo, e contou com votos favoráveis de 56 legisladores – 27 votaram contra. Ele precisava de 41 para ser aprovado.

A definição do advogado gaúcho para a mais alta instância do poder Judiciário no Brasil acabou sendo uma derrota para o presidente do Senado, Renan Calheiros, que se esforçou junto a aliados do PMDB para evitar a indicação da presidente da República. Sua intenção era apontar um nome de seu interesse para fazer frente a uma desejada segunda indicação por parte de Dilma. 

A votação foi secreta e a sessão teve início com um revés para o governo, que teve vetada a indicação de Guilherme Patriota para o cargo de embaixador do Brasil na Organização dos Estados Americanos (OEA). O diplomata é irmão de Antonio Patriota, ex-chanceler de Dilma. Foram 38 votos contrários e 37 a favor.
Fachin enfrentou resistência da oposição por ter declarado voto na petista na eleição de 2010, além de ter feito parte da Associação Brasileira de Reforma Agrária. Na semana passada, o advogado enfrentou uma sabatina de 12 horas no Senado, a sessão mais longa em 20 anos, para poder ter seu nome submetido ao plenário da Casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário