16 de mai. de 2015

Prefeitura do Recife com agenda emergencial junto ao governo federal




Diante de um ano de crise econômica e com um aceno do governo federal para o corte de recursos enviados a Estados e municípios, a Prefeitura do Recife elaborou o que chama de “agenda emergencial” para tratar com o governo federal. Na pauta, estão obras e ações que não podem ter descontinuidade, segundo avaliação da PCR. São elas: a construção do Hospital da Mulher, a Via Mangue, recursos para manter ações de saúde e a reforma do Geraldão.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Antonio Alexandre, os recursos da União são fundamentais para garantir o andamento das obras. “Nenhum município do País tem capacidade de investimento na velocidade e na necessidade de hoje. Tem que ser feito em parceria com o governo estadual ou federal”, explicou.

Outra alternativa do gestor municipal é a aquisição de empréstimos. A Prefeitura aguarda o aval do governo federal para buscar um financiamento de US$ 220 milhões (cerca de R$ 660 milhões) com o Banco Mundial (Bird). Os recursos seriam necessários para Geraldo Julio conseguir realizar obras prometidas na campanha eleitoral, como construção de creches, escolas e upinhas. “Está tudo pronto, só falta o aval do governo”, disse Antônio Alexandre sobre a liberação dos recursos via financiamento.

A União também vetou a aquisição de empréstimos por governos estaduais e municipais porque precisa aparecer como “fiadora” do contrato, e isso reduziria a capacidade do  governo fedeal buscar financiamentos próprios. A prefeitura também pleiteia empréstimos junto ao Bando Interamericano de Desenvolvimento (BID) e à Caixa Econômica.

Fonte: JC Online


Nenhum comentário:

Postar um comentário