13 de jan. de 2015

Trabalhadores do consórcio Coeg paralisam atividades contra demissões irregulares





Uma nova paralisação de trabalhadores que prestam serviços terceirizados para a Petrobras, nas obras da Refinaria Abreu e Lima (Rnest) está acontecendo, na manhã desta terça-feira (13), no Complexo Portuário de Suape. 

Desde as 7h, operários do consórcio Coeg, um dos contratados na construção do projeto, paralisaram a portaria Oeste (portão 2) do acesso à Rnest contra as demissões supostamente irregulares que estão ocorrendo no empreendimento. O ato é pacífico neste momento, segundo o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplenagem em Geral no Estado de Pernambuco (Sintepav-PE), que representa a categoria. 

De acordo com o sindicato, o consórcio Coeg, formado pelas empresas Conduto e Egesa, começou a demitir os empregados no fim de 2014 e no momento cerca de 500 operários já foram afastados de várias funções nas obras. Deste total, afirma o sindicato, 337 não receberam as rescisões trabalhistas. 

No momento, o consórcio ainda emprega 1,5 mil funcionários nas obras, que resolveram cruzar os braços e deflagram greve até que a situação seja regularizada, em solidariedade aos colegas demitidos.

"Isso será uma constante daqui para frente. Aconteceu hoje com uma parte deles, amanhã será com todos", explica Leodelson Bastos, coordenador de fiscalização do Sintepav-PE, que continua auxiliando os trabalhadores das empresas Engevix e Alusa, além de outros consórcios, ainda com salários atrasados.

Procurada pela reportagem do Diario, a Petrobras, responsável pelo repasse de recursos ao con´sorcio para o pagamento dos funcionários, informou, através de uma nota, que “reafirma sua posição de estar adimplente quanto a todas as suas obrigações contratuais com o Consórcio COEG”. 

No documento, a estatal destaca que “está atenta ao problema de atraso do Consórcio COEG junto aos trabalhadores desligados por aquele consórcio, porém a responsabilidade pelas obrigações trabalhistas é das empresas contratadas para execução dos serviços”.


Por fim, o comunicado ressalta que “o carregamento de nafta petroquímica da Refinaria Abreu e Lima (Rnest) no Porto de Suape está ocorrendo conforme programado, sem interrupções”.

Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário