7 de jan. de 2015

Presos circulam livremente com facas, facões e celulares, em presídios de Pernambuco

A reportagem da Rede Globo flagra , no presídio Marcelo Francisco de Araujo, localizado no bairro do Curado em Pernambuco, presos circulando livremente exibindo facas, facões e falando ao celular com detentos de outras unidades sem a menor preocupação de serem flagrados. No complexo prisional do Curado a maioria das guaritas estão desativadas e quase não se vê os policiais que fazem a segurança. 



O presidente do sindicato dos agentes penitenciários de Pernambuco,João Carvalho, disse que o que acontece lá dentro é por conta da falta de equipamentos em todas as unidades prisionais do estado, "equipamentos eletrônicos, equipamentos de máquinas de raio X para revista pessoal , equipamentos de scanner pessoal, onde existe uma determinação do ministério da Justiça pra ser e o estado não cumpre", afirmou. Disse ainda que os coletes estão vencidos e não existem armas não letais, pois o estado não está repondo; Sendo assim não há condição de fazer um trabalho preventivo. Ao final, afirmou que as viaturas também estão sucateadas.




O secretário de Ressocialização,Humberto Inojosa,diz que tudo isso acontece por causa da superlotação , que o Sistema prisional do estado tem onze mil vagas e conta hoje, com trinta mil presos e admitiu que a guarda não está conseguindo proibir a entrada de armas e celulares. " Essas armas são arremessadas pelas muralhas dos presídios  e apanhadas pelos presos", disse. Indagado se os agentes e policiais não poderiam impedir que essas armas chegassem até os presos, Inojosa disse que poderia sim , se tivessem uma população carcerária menor, mais agentes carcerários e mais policiais militares fazendo a guarda interna. O secretário garante que tudo vai mudar , com o ingresso de novos agentes que serão convocados e que os equipamentos estão funcionando normalmente , contrariando o que foi dito pelo presidente do sindicato, anteriormente.





Nenhum comentário:

Postar um comentário