20 de jan. de 2015

Itamaracá: Protesto na Penitenciária Professor Barreto Campêlo




Um dia após a rebelião que deixou o saldo de duas pessoas mortas, sendo um sargento da Polícia Militar e um detento, no Complexo Prisional do Curado (antigo Aníbal Bruno), Zona Oeste do Recife, detentos da Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá, no Grande Recife, protestam de forma pacífica na manhã desta terça-feira (20). O motivo da movimentação é o mesmo dos detentos do Curado: a agilidade de julgamento dos processos. Segundo os presos, o judiciário está demorando demais para realizar os julgamentos, o que deixa o presídio cada vez mais lotado e os detentos, revoltados.

O Batalhão de Choque foi acionado para o protesto da Barreto Campelo. Os detentos subiram nos telhados e exibem faixas e cartazes pedindo que a justiça seja mais ágil e julgue os processos. Não houve violência e o protesto ocorre de forma pacífica. Atualmente, 1.930 presos vivem na penitenciária, que tem capacidade para 1.140 pessoas.

O sistema prisional do Estado é  proporcionalmente o mais superlotado do Brasil, com déficit de agentes penitenciários e policiais militares para a segurança e monitoramento. Existem hoje cerca de 31 mil detentos onde caberiam 10 mil.


Fonte: JC



Nenhum comentário:

Postar um comentário