13 de jan. de 2015

Em Pernambuco: caos na emergência do Getúlio Vargas





A reportagem da Rede Globo, com uma câmera escondida, flagrou ontem (12) pela manhã a situação caótica em que se encontra a emergência  do Hospital Getúlio Vargas no Recife. O corredor da emergência adulta, superlotado com macas amontoadas uma por cima da outra, algumas no chão. Muita gente revoltada. Do começo ao fim do corredor, pacientes em situação de urgência aguardam dias , por um leito. Por quase todas as salas, as macas se acumulam e o bloco cirúrgico também está lotado, o local tem capacidade para 24 pacientes e está com 60. Apesar da superlotação a emergência continua aberta a novos pacientes e o problema só aumenta. A reportagem foi ao vivo  ao HGV depois da denúncia mas, ninguém da direção apareceu. A secretaria de Saúde enviou uma nota admitindo a superlotação e dizendo que foi por causa do grande número de pacientes que foram socorridos no final de semana e que a direção junto com a secretaria de Saúde está tomando uma série de medidas para agilizar a situação.

O Hospital Getúlio Vargas é referência em ortopedia mas atende pacientes de outras especialidades. Em 2013 o mesmo passou a fazer parte do programa  SOS Emergência, do governo federal e recebeu R$ 6,5 milhões para comprar equipamentos e fazer reformas, assim, dobraria a capacidade da emergência. Tudo deveria estar pronto desde maio do ano passado mas, os pacientes continuam sofrendo com a superlotação.

Dizer que esse caos é por conta do grande número de pacientes atendidos no final de semana, contradiz bastante com a realidade de dezenas de pacientes que estão pelos corredores em macas, há quatro, cinco, doze, catorze ou mais dias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário