9 de jan. de 2015

CGU expulsou 550 servidores públicos em 2014


A Controladoria-Geral da União (CGU) expulsou, ao longo do ano passado, 550 funcionários públicos por envolvimento em atividades ilícitas. O número é o maior dos últimos 12 anos, informou o órgão. Dos funcionários afastados, 423 eram servidores efetivos que foram demitidos, 58 eram de cargos comissionados e outros 69 tiveram as aposentadorias cassadas. Em 66% dos casos (365), o desligamento estava relacionado a atos de corrupção.

De acordo com a CGU, o segundo principal motivo para as expulsões foi “o abandono, a inassiduidade ou a acumulação ilícita de cargos”. Essas foram as razões para 126 desligamentos. Agir de forma “desleixada”, e participar de gerência ou administração de sociedade privada também constam entre os motivos. Não estão incluídos na lista integrantes de empresas estatais, como Correios, Petrobras, Caixa Econômica e outros.

Os funcionários foram punidos por órgãos da Administração Pública Federal. As penas incluem a inelegibilidade por oito anos, segundo a Ficha Limpa, além da proibição de ocupar cargos públicos por cinco anos e até mesmo perder autorização para voltar a ter esse tipo de emprego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário