16 de jan. de 2015

Caixa Econômica eleva juros para financiamento da casa própria



Os mutuários que pretendem financiar a compra da casa própria com recursos da poupança podem preparar o bolso. A diretoria da Caixa Econômica Federal decidiu reajustar os juros das operações contratadas por meio do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). A justificativa do banco foi o aumento na taxa Selic (juros básicos da economia), que subiu nos últimos meses e já está em 11,75% ao ano. De acordo com a Caixa, as novas taxas valem para financiamentos concedidos a partir de domingo (19). No Sistema Financeiro da Habitação (SFH), apenas a taxa para quem não é correntista da 
Caixa não mudou, sendo mantida em 9,15% ao ano. Para os correntistas do banco, os juros subirão de 8,75% para 9% ao ano. Os mutuários com conta na Caixa e que recebem salários pelo banco passarão a pagar 8,7% ao ano de juros, em vez de 8,25% ao ano. Para os servidores públicos, a taxa aumentará de 8,6% para 8,7% ao ano para os correntistas. Para os servidores com conta na Caixa e que recebem salário pelo banco, os juros passarão de 8% para 8,5% ao ano.
Na próxima semana, os membros do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) se reunirão para decidir se mantém ou elevam a taxa Selic. A perspectiva do mercado é de que os juros tenham um reajuste de 0,5%, o que levaria a taxa para 12,25%. A última vez que a Selic esteve neste patamar foi em junho de 2011, no primeiro ano de governo Dilma. Agora, no primeiro ano de seu segundo mandato, os juros iniciam nova escalada para deter o avanço da inflação. Como no primeiro mandato, o aumento dos juros deve durar até que se aproxime um novo período eleitoral. E caso se confirme o novo aumento na Selic, os juros bancários devem subir ainda mais.
Portal Álvaro Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário