27 de dez. de 2014

CIDADE DOS EUA PROCESSA GRAÇA FOSTER E PETROBRÁS


O município de Providence, capital do estado americano de Rhode Island, entrou na véspera de Natal com um processo contra a Petrobras, sua administração, duas subsidiárias internacionais e 15 Bancos envolvidos na emissão e venda de papéis da  Companhia. A presidente da empresa, Graça Foster, e o diretor financeiro, Almir Barbassa, aparecem como réus, além de outros 11 executivos, de acordo com cópias do processo obtido pelo "Estado", que tem 70 páginas e foi elaborado pelo escritório Labaton Sucharow , com sede em Nova Iorque.

A notícia chega depois de a empresa ter sido alvo de outras três ações coletivas, nos Estados Unidos em dezembro, movidas por grupos e investidores individuais. O processo foi aberto na Côrte de Nova Iorque, onde correm as demais ações coletivas contra a petroleira.

O processo cita,  em sua capa , como réus, além de Graça Foster e Barbassa, outros nomes da administração, José Raimundo Brandão Pereira, Mariângela Monteiro Tiziatto e Daniel Lima de Oliveira . Também estão escritas três subsidiárias da empresa  brasileira no exterior.

Uma das acusações da ação é que,dentro do esquema de corrupção, a Petrobrás inflou o valor de seu ativo para esconder o recebimento de propina e, além disso, o material distribuído a investidores durante a oferta do bônus possui um conjunto de informações enganosas e pouco precisas, que omitem, por exemplo, a prática de corrupção na petroleira.

Fonte: O Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário